Publicado por: Thiago Tavares | 05/01/2009

Oficina de Teatro: Grupo Quironomia

atgaaabpvlv0tw_3kfhzjsl9itobeotwrztlfhhta7ucwhs7ggxnsvvan-kauojaex1gqmxtya_dgj8o2b-w7aaozbxajtu9vdj1wja7jxfx55oj_5ritlg21acjw

O grupo de teatro Quironomia foi fundado em 1997 pela atriz e diretora  potiguar Ítala Viana. O grupo foi originado de um projeto sociopedagógico da Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Senai-RN, onde jovens e adolescentes da cidade do Natal tiveram a oportunidade de se envolverem com atividades artísticas. Durante um ano os integrantes do recém-criado grupo foram se aperfeiçoando e buscando novas informações do fazer teatral.

Em 1998, o grupo Quironomia fez sua estréia nos palcos com a encenação de Radiola Story, um musical sobre a era de Ouro do Rádio no Brasil, com o sucesso deste espetáculo, que foi apresentado em vários espaços da cidade, o grupo partiu para uma ousadia e sonhos de seus integrantes encenar William Shakespeare o texto escolhido foi o clássico “Sonhos de Uma Noite de Verão” onde a repercussão das apresentações chamou atenção do público e da imprensa potiguar, com isso o grupo ganhava força e incentivo buscando cada vez mais adquirir técnicas e experiências.

 Nos anos seguintes o Quironomia montou e apresentou as peças “A Casa dos meus Sonhos”  e mais uma vez  um texto de sucesso e repercussão “Navio Negreiro” de  Castro Alves. O espetáculo religioso “A Paixão de Cristo” também foi montado pelo grupo. Depois dessas apresentações a  entrada para o universo infantil foi um passo e logo em seguida o grupo já anunciava pela cidade sua mais nova montagem “A Páscoa Encantada do Pernalonga” conquistando assim crianças e adolescentes.

Em 2007 para comemorar os dez anos do grupo depois de várias pesquisas escolheu o texto “Romão e Julinha” versão  infantil de Romeu e Julieta de William Shakespeare, feita nos anos 60 pelo escritor e dramaturgo Oscar Van Pfhul, célebre por trazer para o mundo das crianças a explanação  de temas universais como a guerra e a paz, a busca por liberdade e a propagação do amor entre todos os seres. O espetáculo estreou no Teatro Alberto Maranhão e agora chega a Mossoró.

O grupo que tem sede no bairro do Alecrim, em Natal, recentemente passou a oferecer oficinas de interpretação maquiagem, figurino, canto e dança clássica repassando o conhecimento e aprendizado adquirido ao longo desses anos.  INFORMAÇÃO 32235974.


Responses

  1. Bom dia! Meu nome é Sandra, tenho uma filha de 8 anos que ama teatro e gostaria de fazer curso ou oficina, gostaria de saber se voces oferecem esse tipo de serviço ou poderia me indicar .
    Obrigaada
    Sandra Vieira

  2. Olá, sou do Paraná, estou morando em Natal e gostaria de fazer um curso de teatro. Vocês podem me indicar algum?
    Obrigada.
    Karin Soares
    karinp.soares@gmail.com

    • Ola Karin,

      Olha procura informações no centro de pesquisa e formação teatral.Ele fica na av Hermes da Fonseca em frente ao batalhão do exército o 16.

  3. Gostaria de receber o email do Grupo Quironomia po r celular 9199-4557


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: